Tag: Encalhados na Estante

Eu tenho feito posts sobre livros encalhados na minha estante já há algum tempo, e apesar de eles sempre me servirem pra lembrar dos livros que tinha esquecido que estavam ao alcance da mão, raramente eu leio os livros citados de verdade. Mas esse ano isso começou a mudar, porque eu de fato li alguns dos livros jogados por aqui há mais tempo e vou comentar em outro post a motivação pra isso, mas o que importa é que, inspirada por essa pequena vitória vou responder a essa tag com outros livros, fora os já constantemente citados, que eu preciso desencalhar.

1) Livro que está parado há mais de um ano

De acordo com o meu histórico da Estante Virtual, que é onde eu comprava livros há mais tempo, os meus não-lidos encalhados há mais anos são O Castelo de Vidro (5 anos), Escola de Sabores, Pantaleão e As Visitadoras e O Outono do Patriarca (4 anos). Não faço ideia de como eles passaram tanto tempo empacados, porque à exceção de Escola de Sabores (que comecei a ler há pouco tempo mas não fluiu por causa da minha ressaca literária), são todos livros que tenho certeza que vou gostar, conhecendo meu gosto como conheço.

2) Um lançamento que era muito aguardado e ficou pra trás

Eu geralmente não compro livros no lançamento, porque não tenho dinheiro pra carestia de livros recentemente lançados. Quando faço isso é com livros que eu queria muito ler e por isso eles não chegam a ficar encalhados. Os únicos que me lembro de ter comprado relativamente próximo ao lançamento e não ter lido até hoje foram o e-book de Manual da Faxineira da Lúcia Berlin, do qual cheguei a ler o primeiro conto (que inclusive adorei), mas acabei não continuando, e No Mar de Toine Heijmans que era o único livro barato da Cosac Naify na época que eu comprei (o longínquo 2016) e que estava com certo hype no booktube e acabei comprando sem motivo.

3) Uma conclusão ou continuação de série que ficou pra depois

Quando comecei a ler A Amiga Genial da Elena Ferrante eu fiquei tão empolgada e tinha tanta certeza de que ia amar o livro até o final como amei no começo que já comprei A História do Novo Sobrenome, segundo volume da tetralogia, só que a minha inconstância me traiu e acaba que nem A Amiga Genial eu terminei até hoje, imagine uma continuação. Com A Guerra dos Tronos foi o mesmo caso, li o primeiro livro, gostei e comprei o segundo, A Fúria dos Reis, mas continuo empacada até hoje.

4) Um autor que você ama, mas tá com um livro encalhado

O Gabriel García Márquez é simplesmente meu escritor homem preferido, e mesmo assim eu estou não só com um, mas três livros dele encalhados na estante. Uma vergonha completa. Vocês também sabem que eu gosto muito do Nick Hornby, mas até hoje não consegui terminar o Uma Longa Queda.

5) Todo mundo já leu menos você

Eu tenho uma mania estranha de às vezes comprar os livros quando eles ainda estão no hype, mas não lê-los até já terem sido completamente esquecidos. Esse é o caso de Kindred da Octavia E. Butler, que até tentei ler na época em que comprei, quando todo o booktube estava obcecado por ele, mas não consegui. Agora eu provavelmente sou a única pessoa que ainda tem interesse nesse livro, mas ainda não o leu. Já outro caso constante na minha vida é só ter dinheiro pra comprar quando o hype do livro já passou há muito tempo, como é o caso de Stoner, do John Williams, que ninguém mais lembra e do Americanah, da Chimamanda, que definitivamente só eu não li.

6) Pagou barato e ficou abandonado

O Deus das Pequenas Coisas – Arundhati Roy

Eu não lembro exatamente quanto esse livro custou, mas lembro de ter sido barato e de ter comprado por causa disso, já que ele não era exatamente uma prioridade, como continua não sendo. Tenho interesse por literaturas pós-coloniais, quaisquer que sejam, então provavelmente veio daí o interesse inicial, e provavelmente vai ser isso que vai me fazer finalmente lê-lo, um dia.

7) Comprou pela capa e ficou parado na estante

Na época em que a Amazon fazia praticamente uma promoção de Cosac Naify por dia eu acabei comprando A Antologia da Literatura Fantástica naquela edição lindíssima, capa dura, multicolorida, papel riquíssimo. Eu tenho interesse pelo fantástico latino, obviamente, mas a razão principal pra essa compra foi a capa mesmo. E até hoje ele não foi tirado nem da caixa.

8) Ganhou de presente e não leu

Eu ganho poucos livros de presente, geralmente as pessoas me dão dinheiro ou créditos pra comprar livros do meu interesse. Um dos únicos que eu me lembro de realmente ter ganhado e não ter lido foi Noite na Taverna do Álvares de Azevedo. O timing do presente foi bom, porque foi justo na época em que eu comecei a ter vergonha de ser uma estudante de Letras – Português que tinha lido dos clássicos, basicamente, apenas Machado de Assis, Graciliano Ramos e Clarice Lispector. Fiz até projetos de leitura pra tentar remediar isso, mas como vocês podem perceber, não deu muito certo. Eu ainda pretendo ler Noite na Taverna um dia, mas quanto aos outros clássicos brasileiros, eu descobri que tenho muito mais interesse na literatura brasileira contemporânea e nos livros que passaram por baixo do radar do cânone ao longo da história da nossa literatura, especialmente os escritos por mulheres, e agora parei de forçar a barra com os tijolões cansativos.

 

Leave a comment